Forças Especiais do Exército Brasileiro

Forças Especiais Qualquer missão em qualquer lugar, 

a qualquer hora e de qualquer maneira.

As origens das forças especiais brasileiras remontam ao ano de 1953, quando oficiais e sargentos pára-quedistas integraram uma unidade de salvamento. Esse grupo, inspirado na doutrina das Special Forces e dos Rangers do exército norte-americano, deu início à formação dos especialistas do Exército Brasileiro em Operações Especiais. 

 

O primeiro curso foi realizado em 1957. As Forças Especiais do Exército Brasileiro tiveram atuação destacada na eliminação de focos de guerrilha no Brasil nas décadas de 60 e 70, desenvolvendo, inclusive, doutrina própria de contraguerrilha aplicada e aprovada no combate a guerrilheiros no meio rural. 

 

O 1º BFEsp, unidade que congregou os Comandos e as Forças Especiais do Exército Brasileiro, foi criado em 1º de novembro de 1983. Desde 27 de setembro de 1984 ocupa as instalações do Camboatá, na cidade do Rio de Janeiro. Recebeu, em novembro de 1991, a denominação histórica de Batalhão Antônio Dias Cardoso, herói brasileiro da Guerra dos Guararapes campanha contra os invasores holandeses, expulsos do Brasil no século XVII. Hoje a sede do antigo 1º BFEsp, foi transformada no Centro de Instrução de Operações Especiais – CI OP ESP.

Deixe um comentário